Maria Natália Mendes
Psicologia Clínica e da Saúde
A saúde física e mental é um bem indispensável para uma vida plena e tranquila.
As perturbações do foro psicológico são comuns na população em geral, e estima-se que uma em cada quatro pessoas venha a necessitar de apoio psicológico num momento da sua vida (Organização Mundial de Saúde).
Ao longo do tempo, o contacto frequente com pessoas em sofrimento tem-me permitido apreender a variedade e transversalidade dos sintomas psicológicos à luz da individualidade de cada um, o que garante uma abordagem adaptada às necessidades de cada pessoa.

A dor crónica é uma condição de saúde conferidora de muitas limitações. Pode ser proveniente de várias doenças como a fibromialgia, doenças osteoarticulares, etc. A pessoa com dor crónica pode ver o seu nível de funcionalidade físico e mental afectado e sentir-se desamparada. Aprenda a gerir e dominar a sua dor e retome a sua liberdade.

A endometriose é uma doença feminina relacionada com o crescimento do tecido do útero fora da cavidade uterina. Os sintomas podem variar na intensidade e frequência e caracterizam-se por dor na região pélvica, sangramento irregular e possível infertilidade. À semelhança da dor crónica, as mulheres com endometriose podem ver a sua vida seriamente limitada. Aprender a gerir os sintomas físicos e psicológicos é essencial para que possa conviver de forma adaptativa com a doença.

O processo de doença oncológica é uma experiência desgastante e oprimente. A par com o desgaste físico e emocional, muitas vezes surgem situações que comprometem a sua vontade de aderir às terapêuticas. Se precisa de ajuda ou conhece alguém que precise, saiba que pode recorrer a profissionais de saúde treinados para o ajudar neste momento difícil da sua vida ou do seu familiar/ amigo.

A obesidade é uma doença com a qual as pessoas convivem durante muitos anos. Existem várias abordagens ao seu tratamento, que dependendo de cada um podem levar ao sucesso. Nos casos mais graves a cirurgia de obesidade pode ser um recurso. Independentemente da escolha/ sugestão do tratamento existem questões associadas à motivação, à capacidade de seguir um plano terapêutico, expectativas e satisfação com o mesmo, que podem ser facilitadas com a ajuda de um profissional de psicologia.

A ansiedade é um factor necessário ao bom funcionamento do nosso sistema nervoso, uma vez que activa alguns dos nossos mecanismos fisiológicos de sobrevivência. Contudo, por vezes é dificil manter um equilíbrio entre o nosso contexto e as nossas reacções. Esta situação pode desencadear ansiedade intensa, que pode evoluir para perturbações mais graves. Existem competências a desenvolver que o podem tornar mais calmo e recuperar o controlo.

A depressão é uma das perturbações mais frequentes. Pode ser originada por experiências de vida difíceis ou ser um estado de humor que se instala que não consegue contornar. Nos casos mais graves pode constituir-se como uma ameaça à vida e pode sentir que não vale a pena fazer nada sobre o assunto. Aceite a mão de um profissional que o ajuda a desenvolver a energia que lhe falta para iniciar e continuar um tratamento, recuperando gradualmente a sua vontade de viver.

Esta fase de transição é temida por muitas mulheres uma vez que são esperadas alterações no corpo e também no estado de humor. Algumas mulheres passam pela menopausa sem dificuldades mas existem outras bastante sintomáticas. Como na maior parte das condições de saúde, os sintomas podem ser discutidos com um profissional que ajude a conhecê-los, geri-los e antecipar estratégias para lidar com eles. Conheça estratégias que irão ajudar a lidar com suores nocturnos, afrontamentos e irritabilidade.